segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Governador empossa novos auditores e afirma que vai fortalecer atuação da AGE junto às secretarias



21/02/2013

Ao empossar 26 novos auditores do Estado, nesta quinta-feira (21.02), o governador Silval Barbosa afirmou que vai fortalecer ainda mais a atuação preventiva e orientativa da Auditoria Geral do Estado (AGE) junto a todas as secretarias estaduais para assegurar a qualidade, a legalidade e a responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos.
"Queremos uma relação forte da AGE com as secretarias. Precisamos colocar um auditor em cada pasta, inclusive no MT Saúde, a exemplo do que ocorre com a Secretaria Extraordinária Fifa 2014 (Secopa), para orientar os servidores, acompanhar todos os processos e contribuir fundamentalmente pelo zelo dos recursos públicos para não incorrermos em erros, notificações ou processos jurídicos”, disse o governador.
Ele destacou que sua gestão tem procurado fortalecer o controle interno do Poder Executivo e que outros avanços serão promovidos em prol da melhoria da prestação dos serviços públicos. “Quando assumimos, tinham 32 auditores; chegamos a completar o quadro com 71 e agora temos 68. Precisamos muito de vocês (novos auditores) porque todo o nosso trabalho tem a finalidade maior de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. E cada servido, em cada área, tem a sua contribuição”, afirmou.
O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, destacou que o fortalecimento do controle interno começou na gestão anterior e foi intensificado no governo de Silval Barbosa, com expressivo número de nomeações e transformação da AGE em Controladoria ao passar a responder pelas áreas de ouvidoria, auditoria, controle e corregedoria.
“Um dos primeiros atos do governador Silval Barbosa foi ampliar o quadro de auditores e, de um concurso (realizado em 2010) que tinha a previsão de apenas 15 vagas, permitiu a nomeação de 57 novos auditores. As nomeações feitas por esses dois últimos governos superam em três vezes as demais nomeações realizadas em toda a história da AGE”, destacou o secretário-auditor.
José Alves salientou que os investimentos não pararam por aí. “Tivemos considerável melhoria na estrutura e no instrumental de trabalho. Os investimentos em tecnologia permitiram a implantação de um sistema informatizado de auditoria e o desenvolvimento do Observatório da Despesa Pública, que consiste em um mecanismo de mineração e cruzamento de dados que permitirá uma atuação mais preventiva, direcionada e com maior alcance. A carreira de auditor também obteve valorização remuneratória e investimento pesado em aperfeiçoamento”, disse.
O secretário-auditor ressaltou que o desafio aos novos auditores é manter a credibilidade adquirida pela instituição e elevar ainda mais o seu nível de atuação. “O que se espera é uma atuação forte no gerenciamento de riscos e na prevenção a erros, falhas e possibilidades de desvios. E mesmo devendo agir com imparcialidade, não poderão afastar-se do papel orientativo que é próprio do auditor interno”, observou.
Sildemar Antônio Alves representou os demais empossados  ao explanar sobre o papel do auditor do Estado, carreira ordenada no artigo 3º da Lei 8.099/2004. Rosane Rosa e Silva foi a juramentadora da turma. O hino nacional foi entoado pelo Coral da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Participaram da solenidade os secretários de Estado Pedro Nadaf (Casa Civil), Sílvio Cezar Correa Araujo (Chefia de Gabinete do governador), Marcel Souza de Cursi (Fazenda), Francisco Faiad (Administração), Maurício Guimarães (Secopa), Francisco Vuolo (Intermodal de Transportes), Arnaldo Alves (Planejamento), Ildomar Nunes Macedo (Casa Militar), Paulo Lessa (Justiça e Direitos Humanos), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Carlos Novelli, os conselheiros substitutos do TCE, Luiz Henrique Lima e Isaias Lopes da Cunha, o procurador-geral de Contas, Willian de Almeida Brito Junior, o chefe da Controladoria Regional da União em Mato Grosso (CGU), Sérgio Akutagawa, o procurador do Estado, Francisco Lima, o ex-secretário auditor geral do Estado, José Gonçalves Botelho do Prado, além de representantes da Defensoria Pública e de outros órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado e da União.
Autoria: Ligiani Silveira - Assessoria/AGE-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo moderador do Blog para ser publicado.
Obrigado pela participação!